ÚLTIMAS-->Surto de virose duplica atendimento no Hospital Regional de Arapiraca
Cerca de 600 pessoas são atendidas por dia no setor de urgência
O número de atendimentos de urgência para casos de virose no Hospital Regional, localizado na Rua São Francisco, no Centro de Arapiraca, dobrou nos últimos 15 dias. A unidade hospitalar, que atendia 300 pessoas por dia, passou a receber uma média de 600 pessoas. A maioria dos pacientes apresenta os mesmos sintomas: dor de cabeça, diarréia, vômito e em alguns casos dor de cabeça.De acordo com o Hospital, no ano passado – na mesma época, quando a proliferação é intensa – o número de atendimentos foi menor: eram atendidas cerca de 450 pessoas por dia. Ainda segundo a unidade, o aumento da incidência dos casos é esperado, mas este ano os números impressionam.
Para a enfermeira chefe do Regional, Andrea Costa, pela quantidade de pessoas acometidas pelos mesmos sintomas, a situação pode ser considerada um “surto” e o “atendimento é complicado pela alta demanda”. Ela disse, ainda, que a única maneira de prevenir é lavar bem as mãos, principalmente depois de usar o banheiro e redobrar os cuidados com a manipulação de alimentos.
Na cidade de Palmeira dos Índios, a direção do Hospital Santa Rita, informou que mais de 400 pessoas do município e de cidades vizinhas deram entrada na unidade de saúde desde o último dia 16 de maio com os mesmos sintomas: diarreia, vômito e febre alta. Análises realizadas pelo Laboratório Central (Lacen) comprovaram que a água fornecida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) na cidade está isenta de coliformes fecais, porém a secretaria municipal de Saúde também realizou testes e constatou a presença de uma bactéria que se aloja nas fezes. A bactéria foi encontrada nos locais usados para armazenar água de forma alternativa, a exemplo de cisternas e cacimbas.
POR: 7 SEGUNDOS