-->“Ligação das luzes na AL 220 depende de autorização da Prefeitura”, diz Rogério Teófilo
Ao ser questionado sobre a falta de iluminação na avenida José Alexandre, no trecho entre o posto de Polícia Rodoviária e o Grupo Coringa, o secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo, afirmou que todo o sistema de iluminação está concluído, mas ainda não foi ligado por conta da Prefeitura não ter autorizado. “A manutenção da iluminação pública é de responsabilidade do Município e a Eletrobrás só fará a ligação quando o Município autorizar”, disse o secretário.
Teófilo explicou que o sistema de iluminação, incluindo postes, lâmpadas, fios e todas as tubulações, está pronto desde fevereiro, mas até agora a avenida permanece às escuras por conta de uma simples burocracia não resolvida pela Prefeitura. “A Eletrobrás só liga a energia em uma residência quando o dono autoriza, pois ela precisa ter a garantia de que alguém vai pagar a conta. Essa mesma situação ocorre com a iluminação pública. A fornecedora só vai ligar as lâmpadas quando o responsável, no caso a Prefeitura, autorizar”, afirmou.
O secretário disse ainda que a Taxa de Iluminação Pública (TIP) que vem nas contas de energia da Eletrobras é repassada ao Município, que tem a obrigação de manter a cidade bem iluminada. “Naquele trecho existem clientes de grande porte, a exemplo da Unidade de Emergência, Hospital Chama, postos de combustíveis, distribuidores de alimentos e atacadistas. A falta de iluminação tem provocado diversos acidentes durante a noite e prejudicado moradores de comunidades como Senador Arnon de Mello, Planalto e Massaranduba”, frisou Teófilo.
POR: MINUTO ARAPIRACA