Falta de manutenção em carros compactadores atrapalha a coleta do lixo


Para secretária só o centro necessita de coletas diárias 


O acúmulo de lixo nos bairros de Arapiraca é um problema notório e incômodo para os moradores. Com dificuldades na manutenção dos caminhões que fazem a coleta do entulho, alguns locais da cidade tem o recolhimento feito em dias alternados, o que causa desconforto à população.

É o caso da dona de casa Luiza de Brito, 50 anos, moradora do bairro Novo Horizonte. Ela conta que a coleta era feita todos os dias, quase religiosamente no mesmo horário, mas “há duas semanas eles [os garis] só vêm três vezes por semana.” “Pior de tudo é no final de semana, quando eles não passam na sexta-feira, fica o sábado e o domingo com lixo na porta esperando eles aparecerem”, lamentou Brito, que reclama da incidência de insetos causada pelo entulho.

O problema não se resume apenas aos moradores do Novo Horizonte, em outros bairros o procedimento é o mesmo. Pelo menos é o que contou um motorista de caminhão de lixo, que preferiu não ter o nome divulgado. Ele disse que todo o problema do recolhimento em Arapiraca tem como principal causa a falta de manutenção dos veículos que fazem a coleta. 

“Só são oito carros, mas não lembro o dia em que todos tiveram na rua”, afirmou. Segundo ele, isso prejudica o trabalho dos garis, que acabam tendo que estender a carga horária e conviver com os constantes defeitos dos carros. “Antes, cada equipe de quatro homens pegava o lixo em apenas um bairro todos os dias, o que era melhor. Agora, precisamos fazer dois bairros por dia, então acaba bagunçando tudo; a quantidade de lixo é maior, sem contar os carros que não prestam e rodam praticamente 24 horas por dia”, complementou.

A secretaria municipal de Limpeza e Iluminação Pública, Rita Nunes, confirma que os carros - que chagaram em Arapiraca no ano de 2009, ainda na gestão de Luciano Barbosa – passam por constantes manutenções, mas isso não prejudica o recolhimento de lixo. Para ela, “os bairros, com exceção do Centro da cidade, não produzem lixo o suficiente para terem coleta diária”.

Nunes explicou, ainda, que os bairros Santa Esmeralda, São Luiz, Ouro Preto e Novo Horizonte participam do “rodízio de lixo” porque “quando a coleta era feita diariamente muitas ruas não eram contempladas. Com a mudança, o carro passa em todos os lugares”. “Antes, a coleta era mal distribuída, agora não”, acrescentou. Ela disse, ainda, que será feito e divulgado um cronograma com dias e horários em que os carros de recolhimento passam em casa bairro da cidade.
por: 7 segundos 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2018