Professores da rede municipal de ensino de Arapiraca aceitam proposta da Prefeitura
Categoria ganhará 11,04% de reajuste salarial a partir de junho
Os professores da rede municipal de ensino de Arapiraca aceitaram a proposta da Prefeitura acerca do reajuste salarial em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (03), na Escola Hugo Lima, no Centro da cidade. Quanto ao aumento dos vencimentos – no valor de 11,04% - a maioria dos docentes optou por acatar.De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), em Arapiraca, o valor do aumento já será dado em junho com o retroativo do mês de abril.
Quanto ao terço da hora/atividade ficou acordado que ele será pago a partir de agosto para os docentes que lecionam do 6º ao 9º ano. Para os professores das séries iniciais, o benefício será implantado gradativamente até o mês de dezembro.
Na última semana, os docentes já haviam acordado quanto ao valor do reajuste salarial; o impasse estava no benefício do terço da hora/atividade.
Segundo o Sinteal, com a aceitação da categoria, o projeto volta para o município onde deve ser confirmado pela prefeita Célia Rocha.
Protesto e mudança de valores
Após protesto realizado no dia 21 de maio, pelas ruas do Centro de Arapiraca, os professores optaram por diminuir o valor da proposta do reajuste salarial; eles estavam pedindo 20% e diminuíram para 16,4%. Nas últimas reuniões, a Prefeitura apresentava um reajuste de apenas 10%.
Na quinta-feira (23), uma comissão do Sinteal esteve reunida com a prefeita da cidade e o município se dispôs a pagar aos docentes o valor máximo previsto pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o ano, 11,04%; além da implantação do um terço da hora/atividade.
POR: 7 SEGUNDOS // Kamylla Lima