ÚLTIMAS->Por conta da greve dos médicos, horário de atendimento no Hemoar é reduzido
Fornecimento de sangue aos hospitais segue normal
Por conta da greve dos médicos, a Gerência do Hemocentro Regional de Arapiraca (HEMOAR) informou que o atendimento aos doadores de sangue, que é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, foi reduzido apenas para o primeiro horário. No entanto, o fornecimento de sangue para todas as unidades hospitalares tem ocorrido normalmente, todos os dias da semana, durante 24 horas.
Ao tempo em que reafirma a sua missão, de fornecer sangue e hemocomponentes em quantidade e qualidade à demanda transfusional do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, a Gerência do Hemoar salienta que estão sendo realizadas coletas itinerantes periodicamente, no intuito de facilitar o acesso dos voluntários ao gesto nobre que representa a doação de sangue, visando cumprir o seu papel, que é salvar a vida dos alagoanos.
Quanto à greve dos médicos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, tem mantido um canal permanente de negociação com o Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), no sentido de atender as reivindicações da categoria. Salienta que a proposta de reajuste salarial foi encaminhada à Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), mas todas as decisões devem respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois o aumento de salário implica no incremento de recursos, que devem estar contemplados no orçamento vigente e dependem do incremento na arrecadação e na aprovação de projeto de Lei pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
A Sesau evidencia, ainda, que o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) decretou a ilegalidade da greve e, portanto, a Coordenação de Gestão de Pessoas abriu um processo administrativo para cortar o ponto dos faltosos. No entanto, a Sesau ressalta que os médicos tiveram um reajuste real de 54,3%, além de uma GPF [Gratificação de Produtividade por Função]. Um benefício que é concedido por meio de uma Avaliação de Desempenho, que define os valores a serem pagos a cada profissional. Esclarece, ainda, que, o salário de um médico concursado em Alagoas pode chegar a R$ 7,5 mil, diante das gratificações. Valor que mostra o compromisso do governo do Estado em fortalecer a política de remuneração dos médicos alagoanos.
Por fim, informa que o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, esteve reunido com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e discutiu a possibilidade de conceder reajuste para médicos de urgência e emergência, por meio das gratificações e não dos subsídios. A proposta está sendo estudada para ser colocada em prática, bem como, as demais reivindicações, entre elas, a realização de concurso público para a admissão de novos médicos.
Atendimento reduzido irrita voluntários
Doadores voluntários de sangue ficaram revoltados ao receberem a informação de que o serviço de coleta estava suspenso no final da manhã do dia 30 de abril, em Arapiraca. Segundo os doadores, os funcionários teriam informado que o Hemocentro Regional (Hemoar) enceraria as atividades mais cedo por conta do feriado desta quarta-feira, 1º de Maio, Dia do Trabalho. Um doador habitual, ouvido pela reportagem do Portal 7 Segundos, contou que esse procedimento ocorre todas as vésperas de feriado e também nas sextas-feiras.
POR: 7 SEGUNDOS