terça-feira, 14 de maio de 2013

Professores da rede municipal de Arapiraca rejeitam proposta de reajuste da Prefeitura

Mais de 300 professores da rede municipal de ensino de Arapiraca, em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (14/05), na Escola Hugo Lima, no Centro da cidade, rejeitaram a contraproposta de 10% de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura ontem (13/05). 

De acordo com a presidente do Núcleo Regional do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal) em Arapiraca, Juracy Pinheiro, a categoria quer um reajuste de 20% e 1/3 da hora/atividade. Apesar de não aceitar a proposta do município, ela explicou que foi uma provável paralisação foi votada durante a reunião, mas os professores não aceitaram. “Não queremos paralisar”, complementou.

Para pressionar a Prefeitura a apresentar uma nova proposta, a categoria vai realizar um ato na próxima terça-feira (21). Pinheiro afirmou que os professores vai sair em passeata da Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade, até o Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro Santa Edwiges. Lá, a sindicalista destacou que o grupo vai acampar até conseguir um novo reajuste junto com a prefeita Célia Rocha.

Paralisação em abril


Em abril deste ano, professores e técnicos da rede municipal de ensino paralisaram as atividades durante quatro dias. Eles reivindicaram aumento salarial mais significativo, implantação do um teço da hora-atividade e valorização da categoria, seguindo o movimento social. 

Em encontro com representantes do Sinteal, a secretária municipal de Educação Ana Valéria Peixoto junto com Célia Rocha e técnicos da prefeitura apresentou a proposta de 10% de aumento salarial para professores e técnicos. “A prefeitura informou que este valor é o máximo que pode dar neste momento”, explicou a sindicalista. 

A rede pública de ensino de Arapiraca atende mais de 39 mil estudantes e possui cerca de 1.500 professores.

por: 7 segundos / c/ redação