Mais de 300 professores da rede municipal de ensino de Arapiraca, em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (14/05), na Escola Hugo Lima, no Centro da cidade, rejeitaram a contraproposta de 10% de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura ontem (13/05).
De acordo com a presidente do Núcleo Regional do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal) em Arapiraca, Juracy Pinheiro, a categoria quer um reajuste de 20% e 1/3 da hora/atividade. Apesar de não aceitar a proposta do município, ela explicou que foi uma provável paralisação foi votada durante a reunião, mas os professores não aceitaram. “Não queremos paralisar”, complementou.
Para pressionar a Prefeitura a apresentar uma nova proposta, a categoria vai realizar um ato na próxima terça-feira (21). Pinheiro afirmou que os professores vai sair em passeata da Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade, até o Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro Santa Edwiges. Lá, a sindicalista destacou que o grupo vai acampar até conseguir um novo reajuste junto com a prefeita Célia Rocha.
Paralisação em abril
Em abril deste ano, professores e técnicos da rede municipal de ensino paralisaram as atividades durante quatro dias. Eles reivindicaram aumento salarial mais significativo, implantação do um teço da hora-atividade e valorização da categoria, seguindo o movimento social.
Em encontro com representantes do Sinteal, a secretária municipal de Educação Ana Valéria Peixoto junto com Célia Rocha e técnicos da prefeitura apresentou a proposta de 10% de aumento salarial para professores e técnicos. “A prefeitura informou que este valor é o máximo que pode dar neste momento”, explicou a sindicalista.
A rede pública de ensino de Arapiraca atende mais de 39 mil estudantes e possui cerca de 1.500 professores.
por: 7 segundos / c/ redação