Arapiraca deverá ter local para enterro de animais mortos


Proposta é de um vereador da cidade que vai solicitar terreno à Prefeitura


Adriana Maria dos Santos, 25, é estudante e dona de casa. Ela mora com os dois filhos – de 5 e de 9 anos, o esposo e a cadela Tati, no conjunto Brisa do Lago. Há três meses, a família sofreu uma perda. Tati deu cria a cinco filhotes, mas todos acabaram morrendo pouco tempo depois do parto. Sem saber que destino dar aos animais mortos, Adriana colocou-os em um saco plástico para que o caminhão de lixo recolhesse junto com a coleta comum. 

Para o vereador de Arapiraca, Tarcízio Freire (PSD), esta situação poderia ser diferente. Ao invés de irem para o lixão, os bichos deveriam ser enterrados um local apropriado. Pensando na mudança da cultura de deixar os corpos nas ruas, no lixão e em terrenos baldios, o vereador deve apresentar um requerimento à prefeita Célia Rocha (PTB) no qual solicita a doação de um terreno onde animais mortos possam ser enterrados. 

Para ele, com o cemitério a situação vivida pela família de Adriana poderia ter tido um desfecho melhor. “O cemitério vai evitar que os bichos sejam enviados ao lixão ou deixados em terrenos baldios, onde causam muito mau cheiro. É uma questão de saúde pública e também de afeto. ‘Quem quiser, poderá visitar o seu animal de estimação onde foi enterrado. Há pessoas que os consideram membros da família”, explicou. 

Para Adriana dos Santos, a iniciativa é positiva. “Seria melhor por que já levaríamos para um lugar apropriado ao invés de jogar nas ruas”, afirmou a estudante. 

Pioneiro
A médica veterinária e presidente do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), Catherine Wanderley, a implantação de cemitério para animais tem grande relevância social. “O enterro apropriado evita a transmissão de doenças e também a proliferação de pragas, como os urubus”, destacou. 

Segundo a médica, em Maceió há somente um local destinado ao enterro de animais, mas o terreno pertence a uma clínica veterinária. “Se aprovado, Arapiraca terá o primeiro cemitério de animais público de Alagoas”, disse. Catherine frisou ainda que Sergipe e Pernambuco também não possuem ainda esse tipo de serviço público. 
POR: ASSESSORIA / C/ 7 SEGUNDOS 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2018