Alagoas está entre estados com mais riscos de enchentes.

Os estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco terão neste sábado experiência piloto da Secretaria Nacional de Defesa Civil para a prevenção de desastres naturais. O Vale do Reginaldo, em Maceió, foi a localidade escolhida para a simulação de condutas de sobrevivência no Estado e pelo menos 50 famílias receberam orientação para participar da ação, que deverá ser disseminada com a comunidade posteriormente. As coordenações de Defesa Civil Estadual e Municipal participam da atividade.
A experiência começa nos três estados porque, de acordo com o secretário executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Gilson Romeiro, são os que têm apresentado, nos últimos anos, maior vulnerabilidade a esse tipo de ocorrência no período chuvoso. “A simulação vai começar nos três estados porque neles há maior incidência de desastres naturais deste porte. Este é o primeiro evento deste tipo que acontece no País e tem como objetivo preparar as comunidades das áreas de risco para evacuar o local em caso de acidentes desta ordem”, disse o coronel Romeiro.
O diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Defesa Civil, coronel Ivan Ramos, que participa neste sábado da simulação, afirmou que o projeto executado neste sábado em Alagoas, na Bahia e em Pernambuco servirá de base para outras ações que serão executadas em outros estados. Ele explica os critérios que levaram à escolha dos estados que darão início à ação preventiva.
Ele disse que foram levados em conta a proximidade do inverno, que deverá ser crítico, conforme alerta meteorológico; o fato de Alagoas, Pernambuco e Bahia apresentarem problemas recorrentes de enchentes e a eficiência apresentada pelas coordenadorias estaduais e municipais na resposta aos desastres.
O coronel Ivan Ramos explicou que cada simulação será avaliada para eventuais correções e verificação do tempo-resposta de cada equipe ao desastre. “Vamos avaliar como cada parte desenvolveu o seu papel e se atendeu às expectativas”.

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2018