ÚLTIMAS-->Estudantes arapiraquenses pedem apoio de vereadores e cobram participação no CMTT.


Revoltados com o aumento no preço das passagens, que passou de R$ 1,75 para R$ 1,95, estudantes da Ufal, Uneal e de escolas da rede municipal de Arapiraca, participaram de uma audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (17) na Câmara Municipal.
O objetivo foi cobrar dos vereadores arapiraquenses, a participação de representantes dos estudantes no Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT).
“Não aceitamos que órgãos diferenciados participem do Conselho e que nós estudantes tenhamos que ficar de fora. Os estudantes são os mais interessados no assunto, porque somos nós os usuários do transporte coletivo na cidade”, desabafou um dos estudantes.
Eles também aproveitaram a oportunidade para cobrar uma melhor qualidade dos ônibus coletivos. “Já não basta entrar num coletivo cheio com mais de 80 pessoas e ainda ter que suportar a péssima conservação desses veículos”, sentenciou outro estudante.
Durante a audiência pública, que se estendeu até às 22h20 minutos, alguns estudantes falaram sobre a preocupação de alguns colegas que, mesmo participando de uma discussão sobre a qualidade do transporte coletivo em Arapiraca, estavam preocupados em sair cedo da reunião para não perderem o transporte.
“Já imaginou estarmos aqui discutindo o horário dos coletivos e ficarmos no meio da rua durante à noite porque não temos transporte coletivo?, indagou um dos estudantes, alertando que a situação seria considerada uma ironia.
O vereador Fábio Rogério, integrante do CMTT, parabenizou a iniciativa dos estudantes e garantiu que a Câmara vai realizar uma audiência pública com representantes da sociedade civil para debater a situação, que contará com a participação de integrantes do Conselho, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Associações dos Iidosos e Deficientes Físicos, além de representantes das empresas de ônibus, taxistas e mototaxistas.

“Esse debate precisa começar imediatamente e o Poder Legislativo não pode deixar de defender o interesse da população que usa e sofre diariamente com o transporte público da nossa cidade. Todos os vereadores precisam abraçar esta causa”, alertou.
 
VLT
O vereador Josias Albuquerque fez questão de lembrar que, muito em breve, Arapiraca vai ganhar um grande aliado no serviço de transporte coletivo que é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cujo projeto está em fase de conclusão.

“Esta Casa já aprovou a dotação orçamentária suplementar para aquisição dos vagões e a conclusão dos trabalhos para colocar em prática o Metrô de Superfície que vai beneficiar milhares de pessoas, todos os dias, em Arapiraca”, destacou Josias. 

Já a vereadora Graça Lisboa criticou a maneira como foi formado o Conselho Municipal de Transportes e Trânsito, que não conta com um só membro da sociedade que anda de ônibus e, por isso, não sabe a realidade deste serviço na cidade. “Entre os integrantes deste Conselho estão os donos das empresas e secretários municipais. Essa gente nunca pegou um ônibus em Arapiraca”, comentou. 

A vereadora Aurélia Fernandes, também lamentou que os estudantes não tenham nenhuma participação dentro do CMTT e afirmou que o Poder Legislativo não vai medir esforços para que representantes da categoria, também possam fazer parte do conselho.
Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Gilvânia Barros, lembrou que o Poder Legislativo sempre esteve de portas abertas para discutir os assuntos de interesse da comunidade.
“Vamos sim nos engajar nesta causa, porque este é o nosso papel. Fomos provocados e por isso não vamos medir esforços para buscar as melhorias que os usuários de ônibus precisam para ir e voltar com segurança, conforto e preço justo”, finalizou Gilvania Barros.
POR: MINUTO ARAPIRACA 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2018