ÚLTIMAS-->Arapiraca registra baixo número de gestantes que tomaram vacina
"Médicos orientam as grávidas à não tomá-la", diz coordenadora de imunização
A baixa procura pelo público-alvo da vacinação contra a gripe resultou na prorrogação da campanha pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. Em Arapiraca o baixo número de gestantes que procuraram os postos de saúde preocupa a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Adriana Duarte, coordenadora do centro de imunização, pouco mais de 60% das gestantes procuraram os postos para tomar a vacina. Ela conta que o número é muito baixo e que esta semana está sendo feito um apelo para que as futuras mamães compareçam aos locais de vacinação. “Arapiraca já alcançou a média (de todos os grupos) preconizada pelo Ministério da Saúde, mas o contingente de gestantes ainda é baixo e elas precisam ser vacinadas para se protegerem e protegerem os bebês”, contou.
A coordenadora de imunização não sabe dizer por que o índice de gestantes que procuraram os postos de saúde diminuiu, visto que no ano passado a secretaria conseguiu atingir 80% do público prioritário, mas alertou que alguns obstetras estariam sugerindo que as mulheres não tomem a vacina. “Quando o médico orienta sua paciente a não tomar a vacina, fica muito difícil convencê-la do contrário. Não entendo por que alguns profissionais dizem isso, se é o próprio Ministério da Saúde que incluiu as mulheres grávidas e as mães pós-parto até 45 dias”, citou Adriana.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a vacinação contra o vírus A/H1N1; A/H3N2 e influenza B será encerrada na próxima sexta-feira, dia 10 de maio. A vacina é destinada para gestantes em qualquer idade gestacional; mulheres puérperas, ou seja, com até 45 dias após ter dado a luz; crianças de 6 meses a 2 anos de idade; idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde e portadores de comorbidades e doenças crônicas.
A meta do município é imunizar mais de 32 mil pessoas e a intenção da campanha é reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. “Os interessados devem comparecer a qualquer Centro ou Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para se imunizar até o dia 10. Já a partir do dia 15 vamos iniciar a segunda dose da vacina para as crianças até 2 anos, como determina o Ministério da Saúde”, concluiu.
POR: 7 SEGUNDOS